logo foton BREVE HISTÓRICO

A Fóton iniciou suas atividades criando um dos primeiros cd-roms multimídias empresariais feitos no país em agosto de 1997. Nesta época, nem mesmo as fábricas de cds estavam muito acostumadas com a novidade (cds de dados), o que gerava uma certa confusão com os cds de áudio. A primeira empresa atendida foi a Ipel, através de uma agência de propaganda (que fechou) sediada em Jundiaí-SP. Nesta época, a equipe foi formada por mais de 7 profissionais (diretor, webdesign, editor de vídeo, câmera man, locutor, assistente de som, programador e produtor).

Logo após a conclusão deste cd, entramos em parceria com um estúdio fotográfico para a produção de folhetos publicitários e websites. Fechamos o primeiro site da Fóton com a Citrograf, com certeza uma das pioneiras em tecnologia no setor de agrobusiness do país, e nosso primeiro site maior foi o do Shopping Outlet Campinas, para qual trabalhamos durante 3 anos (hoje Campinas Shopping).

Em 1998, fomos convidados pela Macromedia para sermos representantes comerciais da mesma para o interior do Estado de SP (o Flash estava iniciando, ainda na versão 2.0). Fomos consultores de Flash para diversas empresas, oferecendo soluções completas de web e animações. Trabalhávamos também com animações 3D. Criamos um dos primeiros sites turísticos do Brasil, o site da estância climática de Pocinhos do Rio Verde (até hoje no ar com sua 2a. versão) e realizamos nosso primeiro título multimídia sobre a Ilha Grande, Rio de Janeiro.

Em 1999, fomos convidados também para trabalharmos com representação comercial de quiosques multimídias, oferecendo consultoria e venda dos equipamentos de auto-atendimento com touch screen. Outra criação importante foi o site da extinta ProjetoSP, primeiro distribuidor Sanyo no Brasil de projetores multimídia. Através desta, obtivemos 2 câmeras digitais como patrocínio e iniciamos uma série de registros fotográficos de sítios arqueológicos no Peru e na Bolívia.

Em 2000, fizemos alguns cds interessantes como o realizado para Net TV a Cabo. O CD final foi distribuído em tempo recorde no ultimo dia de um evento da empresa, contendo apresentação multimídia de todas as palestras realizadas, transcrição de audio dos palestrantes, fotos tiradas nos 2 primeiros dias do evento e outras informações.

Em 2001, desenvolvemos um curso online sobre Cálculo de Incertezas (engenharia) para a Ceime Calibração e inauguramos nossa passagem pelo setor educacional na web. O curso funcionou muito bem e inclusive possuia certificado de participação. Começamos também a trabalhar para a Prefeitura de Jundiai-SP, na criação de mídias digitais, divulgando encontros sobre educação a distância.

Em 2002, inauguramos uma revista interativa na Internet, trilíngue, chamada Americasol.Net, utilizando tecnologias de ponta que permitiam a publicação de 3 idiomas ou mais simultâneamente. Fotografamos importantes trechos turísticos do Ceará e do Piauí, em parceria com a Operadora Macapatur. Também realizamos filmagens na Chapada Diamantina.

Em 2003, instalamos quiosques multimídias em 2 universidades paulistas e criamos protótipos para testes de funcionamento em máquinas virtuais para a Brastemp.

Em 2004, trabalhamos para o Governo do Estado de São Paulo, fotografando e compilando em CD fotos sobre obras públicas em cidades turísticas. Trabalhamos também para algumas prefeituras de estâncias climáticas, criando CDs multimídias para divulgar as cidades aos seus visitantes.

Em 2005, realizamos anúncios impressos para a Sanyo do Amazonas, recriando anúncios em outros idiomas e inserindo novos textos. Lançamos o livro impresso + CD "Deserto do Atacama, Paraíso Seco".

Em 2006, criamos 2 desenhos animados institucionais para a Aracruz Celulose e um grande trabalho para a Faculdade de Educação da Unicamp, criando um CD multimídia e um site contendo um material riquíssimo sobre a História da Educação no Brasil, com imagens de acervo, impressos de jornais antigos, mapas e mais de 500 artigos de historiadores. Realizamos palestras sobre o Deserto do Atacama no Mackenzie, São Paulo.

Em 2007, documentamos e produzimos expedições a 3 vulcoes chilenos ativos, captando material em vídeo e fotográfico, em parceria com cientistas de um instituto chileno. Realizamos serviços de dublagem de DVDs para a KBA e uma série de cdcards empresariais. Iniciamos também o serviço de tradução de websites para várias empresas.

Em 2008, realizamos 14 manuais interativos para o site da Brastemp. Organizamos e recriamos o site do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, renomado instituto científico do governo brasileiro.

Em 2009, criamos o DVD "Snowboard na América do Sul", tudo com vídeos e imagens próprias, captadas entre 2004 a 2008. Realizamos legendagem em DVDs para a Oakley e Honda. Criamos materiais web para a Consul, destinados a consumidores e call centers.

A partir de 2010, você pode acessar diretamente um portfólio de nossos últimos trabalhos.