logo foton TREINAMENTOS


Treinamentos são muito bem disseminados através do alto teor comunicativo dos multimídias, pois a navegação pode avançar por etapas e seguir fases de aprofundamento, isto é, conter níveis de detalhamentos, que vão do básico ao avançado, abrangendo diversas camadas de público que você poderá atingir.

Interatividades que exijam provas e testes, e, portanto, banco de dados, são melhores elaboradas na Internet e não tanto nas mídias de transporte. Neste caso, a melhor saída é o "ensino a distância" via web.

Para uso em cds e mídias de armazenamento, os melhores treinamentos são aqueles onde pressupomos introduzir um universo ou tema ao treinando, sabendo que o mesmo agirá como um filtro que, com certeza, reterá parte das informações captadas, mas sem que haja uma exigência impositiva. Portanto, os multimídias em cds não são aconselháveis para técnicas de aprendizados tradicionais, onde a retenção na memória é exigida.

Digamos que uma empresa de transportes queira disseminar informações sobre o trânsito aos seus motoristas. Um multimídia em cds teria a capacidade de "conversar" sobre o tema, estimular o raciocínio, fazer comparações, abordar problemáticas, apresentar pontos de vista, argumentar e fazer pensar. No entanto, se esta mesma empresa quer disseminar quais as atuais placas de trânsito correntes, a leitura impressa ainda é a melhor solução para memorizações; neste caso, seria melhor um vídeo expositivo ou mesmo um impresso tradicional. A Internet traria menor poder de retenção ainda que um cd, e a única saída, no caso de um website, seria uma versão para impressão destas leis de trânsito, a ser lida separadamente do monitor, para melhor absorção.

O universo do multimídia e as relações de possíveis exibições e usos são muito vastos. Fale conosco para que possamos avaliar seu material de treinamento e lhe indicar soluções.